Vale mesmo a pena investir em anúncios nas mídias sociais?

Investir em anúncios nas mídias sociais… já começamos muito bem por utilizar investir e não gastar. É ainda um mundo novo para muitos empreendedores, especialmente os de pequeno porte, compreenderem a relevância do investimento em marketing, ainda mais em se tratando de digital. Sei que, assim como eu, muitos colegas têm dificuldade em mostrar isso ao seus clientes, por isso vou trazer dados de algumas pesquisas que também possam te ajudar.

1- Investir em anúncios em mídias sociais é relevante

Sim, por favor entenda isso, é cada vez mais relevante. O relatório State Of Digital Advertising 2018, produzido pela Adobe Insights, mostrou que os anúncios de mídia social direcionaram três vezes mais clientes do que os clientes já existentes para os sites de varejo no final de 2017. Isso significa que as pessoas estão vendo anúncios nas mídias sociais e clicando mais do que nunca.

Mídias sociais são o canal do futuro para novos clientes

Mas, vale mesmo a pena investir em anúncios nas mídias sociais?

Sim. A eficácia desse investimento está totalmente atrelada a sua estratégia e isso inclui também rever alguns pontos mais primários do seu produto ou serviço. O offline e o online devem convergir sempre para que os possíveis novos clientes querem. Comunicação por mídias sociais é um número cada vez mais crescente, algo realmente ligado às novas gerações, que também passam a ser consumidoras diretas. Elas se comunicam e compram pelos seus nichos sociais. Pense nisso!

2 – Onde investir?

A pergunta de 1 milhão de dólares! Resumindo o que eu já falo para os meus clientes: cada um é cada um. A gente olha para como o concorrente está fazendo, mas nem sempre a estratégia dele é a mais adequada a sua realidade. Entretanto, há uma tendência mais genérica que pode, sim, ser levada em consideração.

Segundo o relatório 2018 Social Media Marketing Industry, o Facebook lidera o investimento em mídia social paga. Faz sentido para a nossa realidade também: no Brasil, são 125 milhões de usuários ativos (dados fornecidos pela empresa durante evento para jornalistas sobre eleições, em Brasília, em julho de 2018). Este relatório aponta que 72% dos profissionais de marketing digital investem mais frequentemente em Facebook.

O Instagram, também de propriedade do Facebook, vem em segundo lugar em investimentos em mídia social paga com 31%. As demais plataformas recebem bem menos atenção dos profissionais, quanto à distribuição de verba para ads. Podemos considerar que em parte pelo próprio funcionamento delas ser mais orgânico do que as plataformas do Zuckeberg, em outra parte pelo tamanho do público ser menor também.

Sabe o que isso significa? Isso mesmo. Nada. O que é tendência pode não se aplicar à sua estratégia, como disse anteriormente. É preciso estudar seu público e o seu negócio, assim você descobrirá onde a sua verba será melhor empregada.

Resumindo

Sim, vale muito a pena investir em mídia social paga. Em alguns casos, não é só questão de valer a pena, é de sobrevivência mesmo. Então considere nos seus planos para 2019, colocar no planejamento estratégico a verba e sua distribuição nas plataformas. As marcas precisam estar onde o cliente estar, se isso precisar de um impulso e melhor segmentação, não deixe de fazê-lo.

Jéssica Macedo

Jornalista, especialista em brigadeiro de panela e mídias sociais. WordPress Fan.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2018 Jornalista Digital | ScrollMe by AccessPress Themes