Pra mim, uma das melhores tretas da internet em 2018 no mundo digital: um centro universitário usando o nome de outro em link patrocinado no Google. Resumindo bem, foi isso. O Centro Universitário UniCEUB patrocinou um link de bolsa para o termo IESB, nome de outro centro universitário da capital federal. A treta rendeu uma thread maravilhosa no Facebook, porque o IESB expôs a tática do concorrente na rede.
Na publicação, que leva o print da página de resultados do Google, o IESB debocha da tática do concorrente e coloca o seu próprio link de bolsas de estudo. Mas o melhor não para na sacada do social media do IESB, que por si só já foi excelente. O auge são os comentários que acompanharam a publicação que virou um verdadeiro mural de anúncios e ironias.
O UniCeub também respondeu, naquele modelo padrão de “erramos, isso não foi autorizado e já tomamos providencias”:
Qual foi o erro? ou cuidado com os anúncios dinâmicos
Aparentemente, fazendo uma análise de quem está completamente de fora do trabalho digital do Ceub, a gafe surgiu pois provavelmente eles utilizam anúncios dinâmicos. Para quem trabalha com AdWords, sabe que esse modelo de anúncio pode ser uma mão na roda. Isso, porque a segmentação é automática com base no conteúdo do site do anunciante e tende a alcançar um público maior do que utilizando a segmentação apenas por palavras-chave.
O que provavelmente rolou foi um casamento de termos que os dois centros universitários utilizam nos seus materiais e o Google entendeu que para o conteúdo do site do UniCeub caberia o título dinâmico com as informações do IESB. Bom, para isso existe a negativação de termos. Não basta criar, tem que acompanhar o funcionamento das suas campanhas AdWords.
Você também concorda que pode ter sido isso?