As métricas que realmente importam

Métricas que realmente importam

Se é para falar de métricas, vamos falar daquelas que realmente importam. Em redes sociais, bem como tudo o que se produz na internet, tudo está sujeito à valores atribuídos. Tudo é mensurável. Os números podem dizer muito mais do que apenas audiência. É possível partir deles as estratégias necessárias para assegurar a melhor performance do seu conteúdo.

Métricas, valores, mensurável, estratégia, performance. Para quem lida diariamente com estas palavras, elas podem até soar um tanto clichê. E é nesta sensação que mora o perigo de quem faz análise de desempenho.

Pensar em estratégias de comunicação digital e ignorar os números ficou no passado já há algum tempo. Quando as métricas disponíveis eram muito simples e diretas, também havia pouco interesse despertado para avaliar o que estes números estavam dizendo.

Não é só uma questão de ferramenta. Obviamente, as ferramentas de análise estatística no digital evoluíram muito. Novos dados passaram a ser considerados, monitorados e condensados. Entretanto, a forma de enxergá-los costuma ser falha na maioria das vezes.

Existem alguns números pelos quais a maioria das pessoas, e não somente os profissionais da área, tendem a se deixar seduzir. Muito adequadamente chamados de métricas de vaidade. Isto é, são bonitos para anunciar aos quatro cantos: – “Eu tenho 20 milhões de seguidores”. Mas que na verdade não dizem nada, especialmente quando vistos sozinhos, sobre a qualidade do seu conteúdo e dos direcionamentos estratégicos.

Como descobrir as métricas que importam

São números vendáveis, mas não muito verdadeiros. É preciso levantar questões objetivas para, então, reconhecer as métricas que realmente importam. Sugestões:

  • Seu objetivo é vender?
  • Seu objetivo é lucrar?
  • É fortalecer a imagem/branding?
  • É aumentar a base de leitores?
  • É incentivar a recompra?

Quando você tem estas questões previamente respondidas, encontrar a key perfomance indicador (KPI) é muito mais fácil. Algo até intuitivo. As KPI são as métricas/palvras-chave para você buscar nas suas fontes de da dados analytics. Em alguns casos, cruzar uma com a outra poderá ser necessário para se obter outras.

Esta forma de enxergar os dados é o que os analistas chamam de BI (bi ai) ou Business Inteligence. Em resumo são técnicas e ferramentas de análise das informações para a tomada de decisão.  Vale a pena se aprofundar no assunto e recomento buscar a ajuda do professor Kenneth Correa.

Jéssica Macedo

Jornalista, especialista em brigadeiro de panela e mídias sociais. WordPress Fan.

Deixe uma resposta

© 2017 Jornalista Digital | ScrollMe by AccessPress Themes