Como estudar sobre SEO

Estudando SEO nível iniciante

Tendo participado de diversos eventos com jornalistas e outros profissionais da comunicação, plantar a sementinha do SEO (Search Engine Optmization) tem sido uma das minhas tarefas. Com isso, até surgiram pedidos para lançar meu próprio curso de SEO e jornalismo. Confesso que não falta vontade, mas este ainda não é o momento.

Portanto, decidi compartilhar com vocês (algo que já faço nas minhas apresentações) minhas maiores fontes de informação sobre o assunto. Alguns são profissionais com os quais pude vivenciar parte do universo de SEO na minha vida. Outros são figuras pelas quais nutro muita admiração e acompanho o trabalho.

Referências em SEO e o jornalismo com pitadas de marketing digital

Klaus Jungiger

É jornalista especialista em SEO. Passou pelas redações do Estadão e do IDGNow!, além de dar excelentes cursos para essa turma. Inclusive, foi com ele meu primeiro curso de SEO focado em jornalismo. Ele domina! Recomendo demais o curso incompany que ele oferece.

SEO de Saia

Há muito tempo as meninas não escrevem lá e eu realmente não sei o que houve. O SEO de Saia é (ou era) um lugar onde mulhere escrevem artigos sobre o universo do marketing de busca e SEO para compartilhar conhecimento. Apesar de não estar atualizado, ainda está no ar e tem muito conteúdo bacana para se aproveitar.

Agência Mestre

Já foi Mestre SEO e hoje é a Agência Mestre. Além da consultoria especializada, a empresa oferece treinamentos (foi com eles que dei os primeiros passos em SEO) e um bom conteúdo no blog voltado para iniciantes. O Fábio Ricotta, um dos fundadores, é um cara muito solicito com quem vale sempre conversar sobre o tema.

SEO Master

Sendo bem sincera, não conheço pessoalmente alguém da empresa, esta que é referência no mercado. Eles possuem ferramenta de scan para sites, consultoria, treinamentos, cursos online. Eu gosto muito do material que eles produzem no blog e provavelmente você irá gostar também.

Resultados Digitais

É claro que boa parte dos conteúdos gratuitos produzidos pela RD é voltado para vender sua ferramenta e modelo de marketing. Ainda assim, é um caminho muito interessante para quem busca conhecer mais sobre comunicação digital. Eventualmente eles falam em SEO.

The Art of SEO

É um livro que está na sua terceira edição de autoria de Eric Enge, Stephan Spencer e Jessie Stricchiola. Sua versão original é publicada em inglês pela editora O’Reilly, mas no Brasil as traduções estão garantidas pela Novatec. É a bíblia do SEO, é sempre bom ter na cabeceira da cama para fazer algumas consultas.

Sem dúvidas esta não é uma lista definitiva, muito menos completa de boas referências para estudar SEO. Entretanto, garanto muito aprendizado com estas indicações para quem deseja se iniciar neste mundo.

A influência do SEO na Redação de Notícias Online

Sim, este é o trabalho de conclusão de curso do primeiro nome desta lista, Klaus Junginger. A monografia de 2009 é ainda muitíssimo atual e vai guiar os jornalistas e estudantes sobre a importância de entender o assunto e de se adotar técnicas de SEO no dia a dia.

Jéssica Macedo

Jornalista, especialista em brigadeiro de panela e mídias sociais. WordPress Fan.

Deixe uma resposta

© 2017 Jornalista Digital | ScrollMe by AccessPress Themes