Por que fazer análises digitais

imagem de gráfico para análises digitais

Análises digitais é a solução para rebater uma das mais comuns interpretações sobre presença digital. Estar na internet como organização, seja de negócio ou de produção de conteúdo requer, além de executar, ouvir. Isto é, perceber e analisar como está se comportando seu público no ciberespaço. Quando dizem que não passamos de números agrupados na internet, cometem o grande equívoco de não perceber a representação real desses agrupamentos.

Vejamos o que diz Avinash Kaushik, referência mundial em métricas e importante profissional no Google:

Análises digitais são as análises de dados qualitativos e quantitativos de seus negócios e da concorrência para conseguir uma melhoria contínua da experiência online que seus clientes e clientes em potencial têm e que se traduz em seus resultados desejados (on-line e off-line).

Analisar o comportamento digital do seu cliente se torna tão importante como produzir conteúdo ou produtos para vender pra ele. Não há outro meio de compreender se existe aceitação e interesse no seu material senão por meio das análises digitais. Mas vamos entender o que kaushik aponta como análise de dados qualitativa e análise de dados quantitativa.

Tipos de análises digitais

Análise de dados qualitativa: compreende exatamente a aceitação do consumidor ou do cliente em potencial do seu produto/ conteúdo. Pode ser feita por meio de pesquisas de experiência. Como por exemplo, questionando como ele chegou aquele conteúdo, se ele foi atendido em suas expectativas, entre outras questões.

Análise de dados quantitativa: resulta da análise realizada sobre os dados numéricos mesmo. Informações captadas pelos mecanismos de métricas, como informações demográficas, comportamento em dispositivos móveis, caminhos percorridos para chegar ali, entre outras.

O importante, além da captação dos dados, é analisar e refletir quais ações devem ser deixadas de lado e quais ações devem ser assumidas a partir desta análise digital. Gerar relatórios apenas por gerar é desperdício de tempo e dinheiro. Também vale pensar em como o mundo digital é volátil. Isto é, as decisões tomadas hoje podem não ser as melhores amanhã. Por isso, sendo as análises digitais necessárias e realizadas de forma constante sobre o seu público e sua estratégia de marketing digital.

Jéssica Macedo

Jornalista, especialista em brigadeiro de panela e mídias sociais. WordPress Fan.

Deixe uma resposta

© 2017 Jornalista Digital | ScrollMe by AccessPress Themes