Prefeitura de Salvador apresenta seu estagiário transgênero

A prefeitura de Salvador fez algo inusitado nesta sexta-feira (27) para celebrar o Dia da Visibilidade Trans. Um vídeo publicado na página da prefeitura no Facebook abordando a dificuldade das pessoas transgênero de ter acesso ao mercado de trabalho a partir do olhar do seu estagiário, um homem trans. Inusitado pois é difícil ver os órgãos de governo se posicionarem quanto às minorias de forma tão próxima. A pauta é complexa, há uma grande parcela da população que mantem a linha conservadora , e nem sempre as ações alcançam os números de forma positiva.

O texto do vídeo é do próprio estagiário. A equipe de comunicação da Prefeitura de Salvador está de parabéns, tanto pela ação como por colocar em prática as mensagens que publica.

Como falar

Sabendo que não é um tema simples e pode não agradar a todos, a forma de aborda-lo pode fazer toda a diferença. Os conservadores podem estar no público, mas também no comando das organizações. Como superar esses obstáculos? Afinal, as minorias também fazem parte da população e têm o direito igual de ser atendidas pela instituição da mesma forma. E isso inclui a comunicação.

No caso da prefeitura, se somaram vários fatores para que os resultados fossem positivos. Nas primeiras 4 horas no ar, a publicação do vídeo obteve 42 mil visualizações, mais de 2 mil reações e 1.023 compartilhamentos. Além dos 314 comentários, a maioria muito positivos.

A soma da linguagem, “deixa eu desenhar para ver se você entende”, com os dados reais e uma história também real daquele próprio interlocutor (no caso a prefeitura) não poderia mesmo dar errado. Ao se falar de temas ainda vistos como complexos, quanto mais simples e direto, melhor. Contextualize com uma história real e embase com números. Este modelo funciona tanto para as instituições, como para os cidadãos, desde os mais intelectualizados como para os menos familiarizados com o assunto. Independente do assunto.

Parabéns à equipe da Prefeitura de Salvador pelo trabalho maravilhoso que vem desempenhando nas plataformas digitais.

One thought on “Prefeitura de Salvador apresenta seu estagiário transgênero

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Jornalista Digital | ScrollMe by AccessPress Themes